terça-feira, 20 de janeiro de 2009


A aprendizagem nas Ciências Naturais

“ todo o conhecimento perde significado se não
passa de quem o produz para quem o utiliza”

P. Hurd

Se a Ciência tem uma importância cada vez maior na vida de cada um, será de esperar que os alunos correspondam com um aumento de entusiasmo e de sucesso nesta área curricular das Ciências. O ensino actual das ciências privilegia a interacção entre currículos, teoria da educação e práticas na sala de aula. Em cada uma destas áreas a tónica deverá ser posta no aluno e no modo como ele aprende, para, a partir daí, formalizar estratégias e metodologias de ensino.
De acordo com o programa de Biologia e Geologia cerca de 40% dos tempos lectivos destinam-se à componente prática. No entanto, se atendermos às situações decorrentes de gestão pessoal do programa, na sua inserção local/regional, esse valor é muito maior. É função inequívoca das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, promover a aplicação de uma metodologia de investigação (entendida no sentido de pesquisa e não de carácter meramente demonstrativo), que envolva a compreensão de factos, princípios e teorias, de modo a possibilitar a compreensão real das questões estudadas. É necessário que os intervenientes na educação se abram racionalmente à mudança e sintam a necessidade de refutar o modelo que têm de aprendizagem e substitui-lo pelo conhecimento novo, utilizando as novas tecnologias de informação disponíveis.



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